sexta-feira, 19 de setembro de 2008

"CHANNEL O" MUSIC AWARDS


SIMBA, ZIQO E LIZHA JAMES NA CORRIDA


Três moçambicanos estão na corrida para um dos maiores prémios da musica da África. Simba, Lizha James e Ziqo da "Bang entretenimento" concorrem categorias como vídeo do ano e melhor vídeo.
essa é a terceira vez que Lizha concorre para os prémios do "Channel O" Music Awrds e de todas as vezes que foi nomaeda voltou com o prémio, enquanto que para Ziqo e Simba são estreantes para os prémios do "Channel O".

Vejam Ziqo eLizha James em Sekelekane.

AEU COM NOVOS ROSTOS


NOVO ELENCO TOMA POSSE

A Lista B, encabeçada por Luís Jobe Fazenda, tomou posse na sexta-feira ultima. Numa cerimonia bastante concorrida que contou com a presença do Magnifico Reitor, O Padre Filipe Couto, Vice-Reitor para Administração e Recursos e Vice-Reitor Académico, o presidente cessante, Paulo Langa, o reitor da UEM desafiou os estudantes a participarem na resolução dos problemas que afectam a universidade, como forma de conciliar a teoria e a pratica. Por sua vez, Luís Jobe Fazenda, o novo timoneiro da AEU manifestou preocupação perante os problemas da Faculdade de Medicina e das residências universitárias.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

JORNALISTAS PREOCUPADOS


Objectivos de Desenvolvimento do Milenio


Jornalistas de diversos orgaos de comunicacao social da cidade deMaputo, manifetaram ontem ontem as suas preocupacaoes face ao alcance das metas do desenvolvimento do milenio, cujos principais objectivos centram-se na diminuicao da pobreza, minimizacao da fome e igualdade de genero.

Lamentaram o facto do governo estar a fazer muito puco para atingir essa meta. Outra quatao levantada, cinge com a forma como o conceito pobreza e abordado pelo governo, uma vez que limita-se na abordagem de dados estatisticos.

Este debate surge na sequencia da campanha mundial mundial "Levanta-te e Actua contra a Pobreza- 2008 ” que constitui constitui uma iniciativa inovadora da Organização das Nações Unidas e da GCAP (Global Campaign Against Poverty), através da qual pretende-se induzir maior número de indivíduos a levarem a cabo acções práticas com vista a erradicação da pobreza e ao alcance dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.

FRELIMO PROCURA CANDIDATO


PARA A PRESIDENCIA DA REPUBLICA


O partido Frelimo, reunido na sua III sessao do Comite Central, vai eleger o seu candidato as eleicoes presidenciais de 2009. O encontro que decorre desde ontem na cidade da Matola terrmina no dia 15 do mes corrente.

Ate aqui nao se conhecem os candidatos, a nivel interno que vao concorrer para este cargo. Recorde-se que Armando Guebuza cumpre o seu primeiro mandato como Presidente da Republica.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

CUSTODIO DUMA NA UEM


ECA vai debater Direitos Humanos e Jornalismo


Custodio Duma, advogado da Liga dos Direitos Humanos vai ser orador duma palestra subordinada ao tema "Direitos humanos e Jornalismo", as 9 horas, no dia 9 de Setembro na Escola de Comunicacao e Artes da Universidade Eduardo Mondlane.
Duma, formado em Direito pela Universidade Catolica de Mocambique tem vindo a se evidenciar com a sua frontalidade.

RACISMO LABORAL

Inspecção do Trabalho reitera violações no Pemba Beach Hotel

A Inspecção-Geral do Trabalho reiterou ontem que houve, de facto, uma série de violações às normas que regem a prestação de serviços no Pemba Beach Hotel e que a sua intervenção visa simplesmente garantir a justiça laboral e, aliás, abrange todas as entidades legais moçambicanas.

Num comunicado distribuído à Imprensa o inspector-geral, Joaquim Siúta, esclarece que ao proceder daquela maneira, tão-pouco tem a intenção de prejudicar aquela unidade no entanto que as infracções detectadas são como quaisquer outras e susceptíveis de se verificar noutros centros de trabalho, sendo que a sua autuação não significa ignorar o volume de investimento que o estabelecimento representa. Joaquim Siúta emitiu o referido comunicado em reacção a um outro produzido pelo grupo Rani Internacional, Lda, na qual refuta as informações divulgadas pela Imprensa local depois da visita da Ministra do Trabalho, Helena Taipo e dos inspectores de Trabalho ao Pemba Beach Hotel, alegadamente por serem falsas lesando o bom nome e a imagem daquele estabelecimento, no entanto que em nenhum momento os respectivos dirigentes foram dados oportunidade de se pronunciarem.

Dentre outros factos, lê-se na nota do grupo Rani Internacional que `em momento algum do relatório ou autos de notícias elaborados pelo Ministério do Trabalho é feita qualquer afirmação ou insinuação quanto a casos de racismo praticados no hotel por qualquer trabalhador, nacional ou estrangeiro; não é verdade que tenha sido suspenso, expulso ou proibido de trabalhar no país qualquer trabalhador estrangeiro por razões de racismo ou quaisquer outras´.

Em face destes e outros factos levantados pelo grupo Rani Internacional num anúncio divulgado no dia 29 do mês passado, Joaquim Siúta escreve que o `Pemba Beach Hotel´ é gerido pela Sociedade Cabo Delgado Hotéis e Resorts que possui 390 trabalhadores dos quais 30 estrangeiros, estando 18 afectos naquele estabelecimento. Neste quadro, a empresa pode contratar 19 trabalhadores estrangeiros sendo que para os demais 11 é obrigatório a apresentação do pedido de autorização.Mais: em relação a estes 11, a empresa possui requerimentos com sinais exteriores de despachos sobre eles exarados, por um funcionário da Direcção Provincial que tornou a levar os mesmos documentos em originais à empresa. Com este procedimento, a empresa considera ter alcançado a perfeição jurídica da comunicação no âmbito da quota, o que seria ilegal mesmo havendo lugar na quota.
Ademais, os actos praticados pelo Inspector-Geral são insusceptíveis de recurso perante o director provincial do Trabalho´, recorda.

fonte: Noticias

"A VERDADE" NAS RUAS


Lançado primeiro jornal grátis


'A Verdade' tem uma distribuição semanal de 50 mil exemplares na capital
Em Moçambique está já na rua o primeiro jornal grátis, o semanário ‘A Verdade’ com uma tiragem de 50 mil exemplares, numa primeira fase disponíveis apenas na capital, Maputo.
Os mentores da publicação afirmam que a intenção é contribuir para um maior acesso à informação, um direito que nos dias que correm não está ao alcance de muitos, num país em que mais de metade da população vive com menos de um dólar por dia.
A cores e recheado de informação, com secções que vão desde a política ao desporto, da saúde e bem estar ao ambiente.
Acesso
O ‘A Verdade’ tem uma tiragem que ultrapassa – asseguram-nos - o conjunto de todas as restantes publicações do género actualmente existentes no país e promete uma experiência sem igual para os leitores e também ao nível da publicidade.
A ideia é chegarmos às pessoas. Temos nesta cidade um milhão de habitantes que sabe ler e escrever e é inadmissível que a genta não consiga ter mais do que 10 000 exemplares em circulação

Leitor
Numa cidade pouco habituado à palavra ‘grátis’ ou como se diz por estes lados ‘mahala’,um jornal ‘de borla’ vem facilitar a vida dos que pouco têm.
"O jornal tem muitas imagens e isso fala por mil”, apontou um leitor. Um outro disse: “Gosto de desporto e para ter acesso a esse tipo de informação é difícil, custa dinheiro”. Uma jovem saudou, por sua vez o ‘A Verdade’, por "falar sobre coisas que acontecem".
Erik Charas, o proprietário e Director do semanário ‘A Verdade’ declina revelar, em cifras, o investimento feito para que tão ambicioso projecto tivesse pernas para andar.
Charas, que no passado recente recebeu uma nomeação do Fórum Económico Mundial em reconhecimento do seu contributo como jovem nas àreas da liderança e empreendedorismo, sublinha que nesta fase o que interessa é manter o sonho vivo.
“Os outros semanários sabem que nós nos completamos’, rematou Ericc Charas.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Macuacua desmente Frelimizacao


Segundo Edson Macuacua, Secretario para Mobilizacao e Propaganda da Frelimo, citado pelo matutino Noticias (propriedade da Sociedasde Noticias, cujo o Banco de Mocambique e accionista) os servicos publicos nao estao partidarizados.

Recorde-se que recentemente os Bispos Catolicos emitiram uma carta que apontava para a partidarizacao do estado.

UEM - CRISE NA FACULDADE DE MEDICINA


A recente aprovacao pelo Conselho Universitario da UEM em introduzir o sistema PBL (Problem Based in Learning) na Maculdade de Medicina criou um clima de mau estar quer ao nivel da classe como para a Ordem dos Medicos. Os docentes e estudantes daquela faculdade dizem que nao foram inclusos na alteracao do curriculo. A contestacao surge por causa da reducao do tempo de formacao para metade, ou seja, de seis anos para tres.

A Ordem dos Medicos apaerceu publicamente a dizer que nao vai reconhecer os estudantes formados apartir daqule curriculo.

Veja os comentarios acerca dessa materia no imensis e no blog macua.


Sera que a UEM vai vergar?

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

NAMBURETE, RENAMO E PONTOS DE VISTA


Foi curioso ver ontem o Dr. Eduardo Namburete no programa dominical da STV, Pontos de Vista. Intelectual maduro, com a mesma calma que lhe caracteriza. Para um bom entendedor, deu para perceber dos problemas da RENAMO e as sugestoes enviadas para a o topo do partido. Tambem foi curioso ver a pressao exercida pelo Jeremias Langa. Deu para ver que ele nao estava habituado aquele tipo de cenarios. Quanto a mim, perdeu-se a oportunidade do Dr. Niquice encurralar o seu colega da Renamo.