quarta-feira, 29 de outubro de 2008

INCANSÁVEIS MEDJERMANES

Os antigos trabalhadores regressados da antiga Alemanha do Leste continuam cm as suas manifestações semanais. Numa trajectória ordeira e acompanhada pela Polícia Municipal, exibiam dísticos que acusam altas figuras do anterior governo de corrupção.
Recorde-se que esse assunto já tem barba branca e até aqui ainda não teve desfecho.






sexta-feira, 17 de outubro de 2008

INCÊNDIO NO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA

PELA SEGUNDA VEZ!

Acabo de receber informações segundo as quais o Ministério da Agricultura encontra-se em chamas. Ainda não se sabe ao certo o que terá originado o incêndio. Bombeiros, jornalistas e curiosos encheram o local em tão pouco tempo.

Recorde-se que esse é o segundo incêndio nesse ministério no mandato de Guebuza. Não deixa de ser estranho e curioso que esse facto se tenha repetido. Provavelmente não se tenha conseguido atingir o objectivo com o primeiro incêndio.

Prossegue.

TUMULTOS NO SELF

Estudantes da UEM insatisfeitos com a alimentação

Os estudantes da UEM e moradores da Residência Universitária R1, vulgo Self, em Maputo, fizeram um levante na noite de ontem, Quinta-feira, alegadamente por causa da insuficiência da alimentação. Esses reclamam o facto de não terem jantado em virtude da comida ter terminado antes da hora prevista. Os estudantes em causa dizem que a comida quase sempre não chega para todos estudantes, pois os serventes vendem comida para pessoas não contenpladas.

O Chefe do Departamento dos Assuntos Sociais da AEU-UEM - Associação dos Estudantes Universitários - Inocêncio Armando e a sua adjunta, Crimilda Bulaunde vão reunir-se com o presidente da R1 e o Chefe do Departamento de Alimentação, da Direcção dos Serviços Sociais da UEM, dr. Davide, para inteirar-se da situação.

Ainda são escassas as informações. Conto trazer mais desenvolvimentos.

CNJ em cheringoma


Associações sentem-se excluídas


O Segundo encontro Nacional da Juventude a realizar-se ainda esse mês no distrito de Cheringoma, deixa algumas associações com nervo à flor da pele.

Segundo o diário "O País" muitas agremiações reclamam não terem sido convidadas e não haver transparência na distribuição dos convites. Estas acusam ainda de terem sido favorecidas organizacções ligadas ao partido Frelimo.

O vice-presidente do CNJ, Borges, defende que foram convidadas as associações com maior representação. Facto curioso é que circulam rumores, segundo os quais, o Presidente do CNJ, Eduardo Munhequete, actualmente reside em Tete.

MORTE DE SAMORA MACHEL

22 ANOS DEPOIS, O MUNDO AGUARDA ESCLARECIMENTO


Foi reaberta a investigação sobre o trágico acidente, que vitimou o prmeiro Presidente de Moçambique, Samora Machel e mais de vinte acompanhantes que da comitiva presidencial.

Essa semana, quase toda imprensa destaca esse facto. No Domingo, a STV, vai passar documentário denominado "The death of a Presidente", "A morte dum Pressidente" realizado pela SABC que relata o acidente ocorrido em território sul-africano.

A nossa televisão pública, no "Quinta à Noite" teve convidados de luxo para analisar o andamento das inveestigações. Entre hesitações e reticências os convidados de Simião Ponguane, nomeadamente, Mariano Matsinhe, Jacinto Veloso - ambos já chefiaram a segurança do estado - e o jornalista da praça Alves não foram convincentes. Nas suas locuções deixaram transparecer falta de interesse da parte do goverrno, uma vez que eles eram dirigentes na altura.
Prevalece a ideia de mão-interna, no acidente de Mbuzine.

FUNÇÃO PÚBLICA

Deputados favoráveis à criação do sindicato de funcionários públicos

Deputados da Assembleia da República (AR) manifestaram-se, ontem, durante uma audiência com a ministra da Função Pública, Vitória Dias Diogo, favoráveis e confiantes à aprovação do Estatuto Geral dos Funcionários do Estado, documento depositado naquela casa para discussão nas sessões plenárias. É neste documento que inclui-se o artigo que autoriza a criação do Sindicato Nacional de Funcionários do Estado, algo que foi negado, durante muito tempo, aos funcionários públicos.

Vitória Diogo foi ouvida em audiência pela Comissão de Agricultura Desenvolvimento Regional, Administração Pública e Poder Local, sobre a proposta da revisão do Estatuto Geral dos Funcionários do Estado. A aprovação, pela Assembleia da República, das alterações do Estatuto do Funcionário Público está praticamente garantida, se consideramos que os deputados das duas bancadas parlamentares, Frelimo e Renamo-UE, respectivamernte, consideram pertinente a sua aprovação. A espectativa em torno da aprovacão deste documento é grande, principalmente porque traz um dado novo, a autorizacão da criação de um sindicato de funcionários do Estado, algo que até chegou a ser considerado ilegal pelos sucessivos governos de Moçambique Independente.


Adenda: vamos ver até que ponto esse sindicato vai servir os interesses dos funcionários públicos, numa altura que se reclama a inoperância da OTM.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

"ANGOLAGATE" INICIA JULGAMENTO

O presidente José Eduardo dos Santos conferiu a um dos arguidos, Pierre Falcone, imunidade diplomática como representante de Angola na UNESCO.

Segundo a BBC, Abre hoje em Paris o julgamento em torno do escândalo da venda de armas a Angola na década de 90, em que 42 pessoas, incluindo figuras públicas como o filho do antigo presidente François Mitterrand, vão comparecer ao banco dos réus.
O processo, conhecido na comunicação social francesa por "Angolagate", centra-se no tráfico de armas orçadas em 790 milhões de dólares para Angola entre 1993 e 1998, no auge da guerra civil, que custou a vida a cerca de meio milhão de pessoas.
O caso prejudicou as relações entre Luanda e Paris e o julgamento surge numa altura inconveniente para as autoridades francesas, empenhadas em renovar laços com o Governo de José Eduardo dos Santos.

Juízes acreditam que o presidente angolano, José Eduardo dos Santos, recorreu aos serviços de Falcone, patrão da firma Brenco International e o seu sócio, Gaydamak, em 1992 após a França ter recusado vender ao MPLA tanques para a sua guerra contra a UNITA.
Nos cinco anos subsequentes, 420 tanques, 150 mil munições de vários tipos e seis navios de guerra foram traficados para Angola.
Espera-se que o julgamento se prolongue por cinco meses. Leia

domingo, 5 de outubro de 2008

MUDANÇA CURRICULAR

UEM adopta sistema de três ciclos de ensino

A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) vai introduzir, em Fevereiro de 2009, nas suas faculdades e escolas superiores, um novo sistema de ensino centrado no estudante, no âmbito da Reforma Curricular que vem sendo implementada.

Uma das inovações será a introdução do sistema de três ciclos de ensino, correspondentes, nomeadamente, aos graus de licenciatura (três anos), de mestrado (dois anos) e de doutoramento (três anos). Os críticos ao sistema, entre estudantes e docentes, defendem que o mesmo irá baixar a qualidade de ensino, mas a UEM, reunida desde ontem em Boane, província do Maputo, decidiu avançar, já a partir do próximo ano. Simultaneamente, a mais antiga instituição de Ensino Superior do país vai introduzir um sistema de graus de acessível leitura e comparação, promoção da mobilidade de estudantes e docentes. O sistema de três ciclos basear-se-á no modelo europeu, com vista a facilitar a mobilidade e empregabilidade dos estudantes após a formação. Em alguns casos funcionará o modelo de Mestrado Integrado, em que, para reconhecimento pelas ordens profissionais, os estudantes efectuam uma formação correspondente ao 1º e 2º ciclos, mas recebem, ainda assim, o diploma de licenciatura no final do 1º ciclo. Saiba mais

Fonte: Imensis; Foto: Diario de um Sociologo