terça-feira, 16 de dezembro de 2008

AEU INSPECCIONA REFEITÓRIOS

Estudantes voluntários participam com entusiasmo

A Associação dos Estudantes Universitários da Universidade Eduardo Mondlane, esteve no mês de Outubro a inspeccionar os refeitórios da UEM. Esse exercício tem como objectivo avaliar a forma os alimentos são confeccionados e servidos.

Muitos estudantes acusam os cozinheiros de não pôr todos ingredientes, uma vez que a comida, muitas vezes não tem sabor, segundo os estudantes.

Para o próximo ano pretende-se que a inspecção seja cíclica.





quarta-feira, 29 de outubro de 2008

INCANSÁVEIS MEDJERMANES

Os antigos trabalhadores regressados da antiga Alemanha do Leste continuam cm as suas manifestações semanais. Numa trajectória ordeira e acompanhada pela Polícia Municipal, exibiam dísticos que acusam altas figuras do anterior governo de corrupção.
Recorde-se que esse assunto já tem barba branca e até aqui ainda não teve desfecho.






sexta-feira, 17 de outubro de 2008

INCÊNDIO NO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA

PELA SEGUNDA VEZ!

Acabo de receber informações segundo as quais o Ministério da Agricultura encontra-se em chamas. Ainda não se sabe ao certo o que terá originado o incêndio. Bombeiros, jornalistas e curiosos encheram o local em tão pouco tempo.

Recorde-se que esse é o segundo incêndio nesse ministério no mandato de Guebuza. Não deixa de ser estranho e curioso que esse facto se tenha repetido. Provavelmente não se tenha conseguido atingir o objectivo com o primeiro incêndio.

Prossegue.

TUMULTOS NO SELF

Estudantes da UEM insatisfeitos com a alimentação

Os estudantes da UEM e moradores da Residência Universitária R1, vulgo Self, em Maputo, fizeram um levante na noite de ontem, Quinta-feira, alegadamente por causa da insuficiência da alimentação. Esses reclamam o facto de não terem jantado em virtude da comida ter terminado antes da hora prevista. Os estudantes em causa dizem que a comida quase sempre não chega para todos estudantes, pois os serventes vendem comida para pessoas não contenpladas.

O Chefe do Departamento dos Assuntos Sociais da AEU-UEM - Associação dos Estudantes Universitários - Inocêncio Armando e a sua adjunta, Crimilda Bulaunde vão reunir-se com o presidente da R1 e o Chefe do Departamento de Alimentação, da Direcção dos Serviços Sociais da UEM, dr. Davide, para inteirar-se da situação.

Ainda são escassas as informações. Conto trazer mais desenvolvimentos.

CNJ em cheringoma


Associações sentem-se excluídas


O Segundo encontro Nacional da Juventude a realizar-se ainda esse mês no distrito de Cheringoma, deixa algumas associações com nervo à flor da pele.

Segundo o diário "O País" muitas agremiações reclamam não terem sido convidadas e não haver transparência na distribuição dos convites. Estas acusam ainda de terem sido favorecidas organizacções ligadas ao partido Frelimo.

O vice-presidente do CNJ, Borges, defende que foram convidadas as associações com maior representação. Facto curioso é que circulam rumores, segundo os quais, o Presidente do CNJ, Eduardo Munhequete, actualmente reside em Tete.

MORTE DE SAMORA MACHEL

22 ANOS DEPOIS, O MUNDO AGUARDA ESCLARECIMENTO


Foi reaberta a investigação sobre o trágico acidente, que vitimou o prmeiro Presidente de Moçambique, Samora Machel e mais de vinte acompanhantes que da comitiva presidencial.

Essa semana, quase toda imprensa destaca esse facto. No Domingo, a STV, vai passar documentário denominado "The death of a Presidente", "A morte dum Pressidente" realizado pela SABC que relata o acidente ocorrido em território sul-africano.

A nossa televisão pública, no "Quinta à Noite" teve convidados de luxo para analisar o andamento das inveestigações. Entre hesitações e reticências os convidados de Simião Ponguane, nomeadamente, Mariano Matsinhe, Jacinto Veloso - ambos já chefiaram a segurança do estado - e o jornalista da praça Alves não foram convincentes. Nas suas locuções deixaram transparecer falta de interesse da parte do goverrno, uma vez que eles eram dirigentes na altura.
Prevalece a ideia de mão-interna, no acidente de Mbuzine.

FUNÇÃO PÚBLICA

Deputados favoráveis à criação do sindicato de funcionários públicos

Deputados da Assembleia da República (AR) manifestaram-se, ontem, durante uma audiência com a ministra da Função Pública, Vitória Dias Diogo, favoráveis e confiantes à aprovação do Estatuto Geral dos Funcionários do Estado, documento depositado naquela casa para discussão nas sessões plenárias. É neste documento que inclui-se o artigo que autoriza a criação do Sindicato Nacional de Funcionários do Estado, algo que foi negado, durante muito tempo, aos funcionários públicos.

Vitória Diogo foi ouvida em audiência pela Comissão de Agricultura Desenvolvimento Regional, Administração Pública e Poder Local, sobre a proposta da revisão do Estatuto Geral dos Funcionários do Estado. A aprovação, pela Assembleia da República, das alterações do Estatuto do Funcionário Público está praticamente garantida, se consideramos que os deputados das duas bancadas parlamentares, Frelimo e Renamo-UE, respectivamernte, consideram pertinente a sua aprovação. A espectativa em torno da aprovacão deste documento é grande, principalmente porque traz um dado novo, a autorizacão da criação de um sindicato de funcionários do Estado, algo que até chegou a ser considerado ilegal pelos sucessivos governos de Moçambique Independente.


Adenda: vamos ver até que ponto esse sindicato vai servir os interesses dos funcionários públicos, numa altura que se reclama a inoperância da OTM.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

"ANGOLAGATE" INICIA JULGAMENTO

O presidente José Eduardo dos Santos conferiu a um dos arguidos, Pierre Falcone, imunidade diplomática como representante de Angola na UNESCO.

Segundo a BBC, Abre hoje em Paris o julgamento em torno do escândalo da venda de armas a Angola na década de 90, em que 42 pessoas, incluindo figuras públicas como o filho do antigo presidente François Mitterrand, vão comparecer ao banco dos réus.
O processo, conhecido na comunicação social francesa por "Angolagate", centra-se no tráfico de armas orçadas em 790 milhões de dólares para Angola entre 1993 e 1998, no auge da guerra civil, que custou a vida a cerca de meio milhão de pessoas.
O caso prejudicou as relações entre Luanda e Paris e o julgamento surge numa altura inconveniente para as autoridades francesas, empenhadas em renovar laços com o Governo de José Eduardo dos Santos.

Juízes acreditam que o presidente angolano, José Eduardo dos Santos, recorreu aos serviços de Falcone, patrão da firma Brenco International e o seu sócio, Gaydamak, em 1992 após a França ter recusado vender ao MPLA tanques para a sua guerra contra a UNITA.
Nos cinco anos subsequentes, 420 tanques, 150 mil munições de vários tipos e seis navios de guerra foram traficados para Angola.
Espera-se que o julgamento se prolongue por cinco meses. Leia

domingo, 5 de outubro de 2008

MUDANÇA CURRICULAR

UEM adopta sistema de três ciclos de ensino

A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) vai introduzir, em Fevereiro de 2009, nas suas faculdades e escolas superiores, um novo sistema de ensino centrado no estudante, no âmbito da Reforma Curricular que vem sendo implementada.

Uma das inovações será a introdução do sistema de três ciclos de ensino, correspondentes, nomeadamente, aos graus de licenciatura (três anos), de mestrado (dois anos) e de doutoramento (três anos). Os críticos ao sistema, entre estudantes e docentes, defendem que o mesmo irá baixar a qualidade de ensino, mas a UEM, reunida desde ontem em Boane, província do Maputo, decidiu avançar, já a partir do próximo ano. Simultaneamente, a mais antiga instituição de Ensino Superior do país vai introduzir um sistema de graus de acessível leitura e comparação, promoção da mobilidade de estudantes e docentes. O sistema de três ciclos basear-se-á no modelo europeu, com vista a facilitar a mobilidade e empregabilidade dos estudantes após a formação. Em alguns casos funcionará o modelo de Mestrado Integrado, em que, para reconhecimento pelas ordens profissionais, os estudantes efectuam uma formação correspondente ao 1º e 2º ciclos, mas recebem, ainda assim, o diploma de licenciatura no final do 1º ciclo. Saiba mais

Fonte: Imensis; Foto: Diario de um Sociologo

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

"CHANNEL O" MUSIC AWARDS


SIMBA, ZIQO E LIZHA JAMES NA CORRIDA


Três moçambicanos estão na corrida para um dos maiores prémios da musica da África. Simba, Lizha James e Ziqo da "Bang entretenimento" concorrem categorias como vídeo do ano e melhor vídeo.
essa é a terceira vez que Lizha concorre para os prémios do "Channel O" Music Awrds e de todas as vezes que foi nomaeda voltou com o prémio, enquanto que para Ziqo e Simba são estreantes para os prémios do "Channel O".

Vejam Ziqo eLizha James em Sekelekane.

AEU COM NOVOS ROSTOS


NOVO ELENCO TOMA POSSE

A Lista B, encabeçada por Luís Jobe Fazenda, tomou posse na sexta-feira ultima. Numa cerimonia bastante concorrida que contou com a presença do Magnifico Reitor, O Padre Filipe Couto, Vice-Reitor para Administração e Recursos e Vice-Reitor Académico, o presidente cessante, Paulo Langa, o reitor da UEM desafiou os estudantes a participarem na resolução dos problemas que afectam a universidade, como forma de conciliar a teoria e a pratica. Por sua vez, Luís Jobe Fazenda, o novo timoneiro da AEU manifestou preocupação perante os problemas da Faculdade de Medicina e das residências universitárias.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

JORNALISTAS PREOCUPADOS


Objectivos de Desenvolvimento do Milenio


Jornalistas de diversos orgaos de comunicacao social da cidade deMaputo, manifetaram ontem ontem as suas preocupacaoes face ao alcance das metas do desenvolvimento do milenio, cujos principais objectivos centram-se na diminuicao da pobreza, minimizacao da fome e igualdade de genero.

Lamentaram o facto do governo estar a fazer muito puco para atingir essa meta. Outra quatao levantada, cinge com a forma como o conceito pobreza e abordado pelo governo, uma vez que limita-se na abordagem de dados estatisticos.

Este debate surge na sequencia da campanha mundial mundial "Levanta-te e Actua contra a Pobreza- 2008 ” que constitui constitui uma iniciativa inovadora da Organização das Nações Unidas e da GCAP (Global Campaign Against Poverty), através da qual pretende-se induzir maior número de indivíduos a levarem a cabo acções práticas com vista a erradicação da pobreza e ao alcance dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.

FRELIMO PROCURA CANDIDATO


PARA A PRESIDENCIA DA REPUBLICA


O partido Frelimo, reunido na sua III sessao do Comite Central, vai eleger o seu candidato as eleicoes presidenciais de 2009. O encontro que decorre desde ontem na cidade da Matola terrmina no dia 15 do mes corrente.

Ate aqui nao se conhecem os candidatos, a nivel interno que vao concorrer para este cargo. Recorde-se que Armando Guebuza cumpre o seu primeiro mandato como Presidente da Republica.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

CUSTODIO DUMA NA UEM


ECA vai debater Direitos Humanos e Jornalismo


Custodio Duma, advogado da Liga dos Direitos Humanos vai ser orador duma palestra subordinada ao tema "Direitos humanos e Jornalismo", as 9 horas, no dia 9 de Setembro na Escola de Comunicacao e Artes da Universidade Eduardo Mondlane.
Duma, formado em Direito pela Universidade Catolica de Mocambique tem vindo a se evidenciar com a sua frontalidade.

RACISMO LABORAL

Inspecção do Trabalho reitera violações no Pemba Beach Hotel

A Inspecção-Geral do Trabalho reiterou ontem que houve, de facto, uma série de violações às normas que regem a prestação de serviços no Pemba Beach Hotel e que a sua intervenção visa simplesmente garantir a justiça laboral e, aliás, abrange todas as entidades legais moçambicanas.

Num comunicado distribuído à Imprensa o inspector-geral, Joaquim Siúta, esclarece que ao proceder daquela maneira, tão-pouco tem a intenção de prejudicar aquela unidade no entanto que as infracções detectadas são como quaisquer outras e susceptíveis de se verificar noutros centros de trabalho, sendo que a sua autuação não significa ignorar o volume de investimento que o estabelecimento representa. Joaquim Siúta emitiu o referido comunicado em reacção a um outro produzido pelo grupo Rani Internacional, Lda, na qual refuta as informações divulgadas pela Imprensa local depois da visita da Ministra do Trabalho, Helena Taipo e dos inspectores de Trabalho ao Pemba Beach Hotel, alegadamente por serem falsas lesando o bom nome e a imagem daquele estabelecimento, no entanto que em nenhum momento os respectivos dirigentes foram dados oportunidade de se pronunciarem.

Dentre outros factos, lê-se na nota do grupo Rani Internacional que `em momento algum do relatório ou autos de notícias elaborados pelo Ministério do Trabalho é feita qualquer afirmação ou insinuação quanto a casos de racismo praticados no hotel por qualquer trabalhador, nacional ou estrangeiro; não é verdade que tenha sido suspenso, expulso ou proibido de trabalhar no país qualquer trabalhador estrangeiro por razões de racismo ou quaisquer outras´.

Em face destes e outros factos levantados pelo grupo Rani Internacional num anúncio divulgado no dia 29 do mês passado, Joaquim Siúta escreve que o `Pemba Beach Hotel´ é gerido pela Sociedade Cabo Delgado Hotéis e Resorts que possui 390 trabalhadores dos quais 30 estrangeiros, estando 18 afectos naquele estabelecimento. Neste quadro, a empresa pode contratar 19 trabalhadores estrangeiros sendo que para os demais 11 é obrigatório a apresentação do pedido de autorização.Mais: em relação a estes 11, a empresa possui requerimentos com sinais exteriores de despachos sobre eles exarados, por um funcionário da Direcção Provincial que tornou a levar os mesmos documentos em originais à empresa. Com este procedimento, a empresa considera ter alcançado a perfeição jurídica da comunicação no âmbito da quota, o que seria ilegal mesmo havendo lugar na quota.
Ademais, os actos praticados pelo Inspector-Geral são insusceptíveis de recurso perante o director provincial do Trabalho´, recorda.

fonte: Noticias

"A VERDADE" NAS RUAS


Lançado primeiro jornal grátis


'A Verdade' tem uma distribuição semanal de 50 mil exemplares na capital
Em Moçambique está já na rua o primeiro jornal grátis, o semanário ‘A Verdade’ com uma tiragem de 50 mil exemplares, numa primeira fase disponíveis apenas na capital, Maputo.
Os mentores da publicação afirmam que a intenção é contribuir para um maior acesso à informação, um direito que nos dias que correm não está ao alcance de muitos, num país em que mais de metade da população vive com menos de um dólar por dia.
A cores e recheado de informação, com secções que vão desde a política ao desporto, da saúde e bem estar ao ambiente.
Acesso
O ‘A Verdade’ tem uma tiragem que ultrapassa – asseguram-nos - o conjunto de todas as restantes publicações do género actualmente existentes no país e promete uma experiência sem igual para os leitores e também ao nível da publicidade.
A ideia é chegarmos às pessoas. Temos nesta cidade um milhão de habitantes que sabe ler e escrever e é inadmissível que a genta não consiga ter mais do que 10 000 exemplares em circulação

Leitor
Numa cidade pouco habituado à palavra ‘grátis’ ou como se diz por estes lados ‘mahala’,um jornal ‘de borla’ vem facilitar a vida dos que pouco têm.
"O jornal tem muitas imagens e isso fala por mil”, apontou um leitor. Um outro disse: “Gosto de desporto e para ter acesso a esse tipo de informação é difícil, custa dinheiro”. Uma jovem saudou, por sua vez o ‘A Verdade’, por "falar sobre coisas que acontecem".
Erik Charas, o proprietário e Director do semanário ‘A Verdade’ declina revelar, em cifras, o investimento feito para que tão ambicioso projecto tivesse pernas para andar.
Charas, que no passado recente recebeu uma nomeação do Fórum Económico Mundial em reconhecimento do seu contributo como jovem nas àreas da liderança e empreendedorismo, sublinha que nesta fase o que interessa é manter o sonho vivo.
“Os outros semanários sabem que nós nos completamos’, rematou Ericc Charas.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Macuacua desmente Frelimizacao


Segundo Edson Macuacua, Secretario para Mobilizacao e Propaganda da Frelimo, citado pelo matutino Noticias (propriedade da Sociedasde Noticias, cujo o Banco de Mocambique e accionista) os servicos publicos nao estao partidarizados.

Recorde-se que recentemente os Bispos Catolicos emitiram uma carta que apontava para a partidarizacao do estado.

UEM - CRISE NA FACULDADE DE MEDICINA


A recente aprovacao pelo Conselho Universitario da UEM em introduzir o sistema PBL (Problem Based in Learning) na Maculdade de Medicina criou um clima de mau estar quer ao nivel da classe como para a Ordem dos Medicos. Os docentes e estudantes daquela faculdade dizem que nao foram inclusos na alteracao do curriculo. A contestacao surge por causa da reducao do tempo de formacao para metade, ou seja, de seis anos para tres.

A Ordem dos Medicos apaerceu publicamente a dizer que nao vai reconhecer os estudantes formados apartir daqule curriculo.

Veja os comentarios acerca dessa materia no imensis e no blog macua.


Sera que a UEM vai vergar?

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

NAMBURETE, RENAMO E PONTOS DE VISTA


Foi curioso ver ontem o Dr. Eduardo Namburete no programa dominical da STV, Pontos de Vista. Intelectual maduro, com a mesma calma que lhe caracteriza. Para um bom entendedor, deu para perceber dos problemas da RENAMO e as sugestoes enviadas para a o topo do partido. Tambem foi curioso ver a pressao exercida pelo Jeremias Langa. Deu para ver que ele nao estava habituado aquele tipo de cenarios. Quanto a mim, perdeu-se a oportunidade do Dr. Niquice encurralar o seu colega da Renamo.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

"Um descontentamento chamado Comiche"


Sob titulo em epigrafe o jornalista Fernando Lima, do Mediacoop, que recentemente ganhou um premio internacional da estacao americana CNN, escreveu um artigo de opiniao que aborda a queda de Comiche nas eleicoes internas da FRELIMO.

Azagaia


Depois de alguma ausencia, o rapper esteve semana passada num debate no Museu Nacional de Arte. Se quer ler, clique aqui.

MUSEU NACIONAL DE ARTE, ONTEM


Ontem estive no Museu Nacional de Arte, um debate muito quente e aceso. Subordinado ao tema Cultura e Intervencao Social, os oradores foram muito frontais nas suas. Interessante.

Tres oradores, cada um com o seu perfil. O Historiador e antigo Ministro dos Transportes e Comunicacao, da era Samoriana Jose Luis Cabaco, fez uma abordagem sobre questoes tecnicas e cienticicas. Com o humor que lhe caracteriza Gilberto Mendes fez comparacoes culturais entre Mocambique e outros paises da regiao. Ja o Eng. Venancio Mondlane falou das masturbacoes e prostituicoes da nossa juventude.

Proxima quinta-feira, as 17:30 havera mais, com outros oradores (Mia Couto e Dama do Bling).

Ate la meus caros!
Nota (imagem meramente ilustrativa)

MIA COUTO & BLING



O biologo e escritor Mia Couto e a Jurista e Cantora Dama do Bling, sao os proximos oradores das palestras que tem estado a decorrer as Quintas-feiras, no Museu Nacional de Arte, as 17:30. Essa confirmacao foi dada ontem por Naguib, expositor e organizador das palestras. segundo Naguib, o convite enderecado a Dama do Bling, vai servir dum chamariz para a juventude.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

ELEICOES NA AEU

Como tinha publicado decorre hoje eleicoes para AEU-UEM.
Em quase todas faculdades o processo iniciou tardiamente. Ate agora que posto esse artigo, na Faculdade de Veterinaria ainda nao tinha iniciado. Na Faculdade de Medicina iniciou por volta das 11 horas. Na Escola de Comunicacao e Aartes iniciou depois das 10 horas, algumas turmas ja tinham saido.

PORQUE SERA? (Antevisao)

Self: as suas infraetrturas estao em pior estado. Segundo um dos moradores passam mais de tres anos que nao recebe qualquer mexida em termos de reabilitacao. Do primeiro ao oitavo andar pode-se ver que a R1 esta rebentar pelas costuras.
Fico com a impressao de que a UEM tera se esquecido dela.

PORQUE SERA?

Brevemente vou iniciar uma serie na qual vou postar fotografias retratando o avancado estado de degradacao das residencias universitarias da UEM. Foi curioso ver aquel tipo de coisas, por acaso vi durante a campanha eleitoral.
"Porque sera?" questiona porque e que ate hoje nao recebem um minimon de beneficio em termos de reabilitacao.
Aguradem...

Veja a seguir uma ante-visao.

PERCURSOS DA CULTURA

Estarei hoje as 17:30 no Museu Nacional de Arte interagindo com Azagaia e Marcelo Rebelo. Uma oportunidae impar de interagir com o nosso "rapper". O encontro insere-se na Exposicao do artista NAGUIB 08, patente ha mais de duas semanas.

DIA D

E hoje que os estudates da UEM vao eleger o corpo directivo da Associacao de Estudantes Universitarios. O processo iniciou as 8 horas e o fim esta marcado para 18 horas em todas faculdades.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Cidade FM e Mais Jovem

A Lista B, encabecada por Jobe Fazenda, vai escalar mais logo os estudios da Cidade Fm (Eco Estudantil) onde vai divulgar o seu manifesto. Alexandre Fernando, Chefe do departamento de Relacoes Publicas vai chefiar a delegacao que vai a aquele canal da RM.
E antes da noite cair, a lista vai estar no programa Mais Jovem da TVM.
sao convidados a acompanaharem as entrevistas.

FAZENDA NA ECA

Luis Jobe Fazenda, candidato da lista B para a presidencia da AEU - UEM escalou hoje a Escola de Comunicacao e Artes no ambito da campanha eleitoral.
Fazenda foi recebido em apoteose pelos estudantes que estavam anciosos em ouvir e ver o candidato da Lista B.

ESTREIA

Caros irmaos!
Esse e um dos momentos mais importantes da minha vida, pois marca o nascimento do meu primeiro filho.
Considero primeiro filho porque, porque vou tratar com muito carinho.
Aguardo muita interactividade da vossa parte.
Ja esta dado o primeiro passo.
oprtunamente virao novos conteudos.